Cerimônia de Premiação marca 25 anos de atuação do CEAP
O Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, na noite do dia 23 de março, celebrou a 3ª edição do ‘Prêmio CEAP de Educação/ano letivo 2017’, iniciativa institucional anual de reconhecimento e valorização do trabalho docente dos professores da rede municipal de Educação da Cidade de Salvador. O evento marcou também os 25 anos de atuação do CEAP, organização não-governamental que estrutura seu trabalho no fortalecimento da Educação pública brasileira.
A cerimônia de premiação, realizada na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira, foi aberta com uma palavra da presidente do CEAP, a Profa. Denise Guerra, ressaltando a importância de eventos de reconhecimento e premiação a boas iniciativas dos professores. Enfatizou ainda que, mesmo diante do contexto de enormes dificuldades no exercício do papel docente, os professores estão conseguindo (re)existir aos desafios cotidianos e realizam excelentes projetos de aprendizagem.
Assistimos em seguida, ao vídeo de Cláudio Andrade, apoiador do prêmio, parabenizando todos os professores pelo esforço e dedicação demonstrados em favor da qualificação da educação da escola pública.
O evento contou com a presença de professores e gestores da rede municipal, além de seus familiares, bem como parceiros e assessores institucionais do CEAP. “O sentido do prêmio é, sobretudo, destacar práticas pedagógicas transformadoras que possam inspirar iniciativas semelhantes em toda a rede municipal. É uma forma, inclusive, dos próprios professores da rede conhecerem iniciativas exitosas dos seus pares”, enfatizou a coordenadora do Prêmio, Profa. Maria Auxiliadora Melo.
Compreendido como espaço formativo, o evento oportunizou aos presentes breve apresentação, inspirado no formato ‘TED Educação’, dos 09 projetos finalistas dessa edição. Cada professor-concorrente expôs, em até 05 minutos, seu projeto experenciado, recebendo calorosos aplausos da atenta plateia. Confira abaixo a lista dos projetos finalistas:
-
Projeto “Eu e o Outro: seja bem vindo e volte sempre”. Professora Iaçanã da escola Roberto Santos;
-
Projeto “Consciência, Identidade e Cidadania”. Professor Haeckel, da escola Maria Dolores;
-
Projeto “Negras imagens, bonitas Imagens”. Professora Dejanira, da escola 08 de Maio;
-
Projeto “Mistura de três povos, formação de uma cultura só…vamos aprender no ritmo do Carimbó!!!”. Professora Maria D’Ajuda, do CMEI Álvaro Franca;
-
Projeto“A África em nós: um olhar para quem não se olha”. Professora Cecilia, da escola São José;
-
Projeto Periperi: Meu Orgulho! Meu Amor! Esse é o meu lugar. Profa. Silmara, da Creche e pré-escola 1º. Passo de Periperi;
-
Projeto Periperi: Meu Orgulho! Meu “Amor: do veraneio ao comércio”. Professora Luana, da Creche e pré-escola 1º. Passo de Periperi;
-
Projeto “Eu e minha cultura: os encantos de uma mistura”. Professora Maristela, do CMEI Álvaro Franca;
-
Projeto “Família, comunidade da onça e o Nordeste: formação das “cri-onças” da comunidade de Sussuarana sobre pilar familiar e referências nordestinas”. Professor Sérgio Ricardo, da escola Manoel Francisco de Brito;
Ao final da apresentação fora exibido no telão um vídeo-testemunho do fundador do CEAP, Pe. Domingos Mianulli SJ, compartilhando a sua alegria com a vitalidade do Centro e parabenizando as inúmeras iniciativas educativas de valorização do trabalho dos professores.
A culminância da cerimônia se deu com o anuncio das 03 instituições vencedoras dessa 3ª edição do Prêmio CEAP de Educação, bem como a cessão de placas de reconhecimento aos professores ganhadores, coordenadores e diretores das instituições.
Primeiro Lugar: Professora Dejanira Rainha Santos Melo, da Escola 08 de Maio. Com o Projeto “Negras Imagens, Bonitas Imagens”. DESTACADO pela sensibilidade pedagógica ao trabalhar as questões de identidade ético-raciais e suas imagens, bem como a potencialidade dos dispositivos didáticos escolhidos, valorizando os diversos canais possíveis para agenciar as experiências aprendentes dos seus sujeitos.
Segundo Lugar: Professor Sérgio Ricardo Santos da Silva, da Escola Manoel Francisco do Nascimento Brito com o Projeto “Família, comunidade da onça e o Nordeste: formação das “cri-onças” da comunidade de Sussuarana sobre pilar familiar e referências nordestinas”. DESTACADO pela originalidade em trabalhar com histórias que resgatam o sentimento de pertencimento e o fortalecimento da identidade dos estudantes, da escola e da comunidade.
Terceiro Lugar: Professora Cecilia de Fátima Oliveira Santos, da Escola São José com o Projeto “A África em nós: um olhar para quem não se olha”. DESTACADO pela riqueza da prática pedagógica, envolvendo a escola em todo projeto na construção dos processos identitários e de pertencimento dos sujeitos aprendentes.
O CEAP parabeniza a todos os participantes e conta com a mobilização dos docentes da rede municipal de Salvador para inscrição na 4ª edição do Prêmio, ano 2018.
Confira aqui fotos da noite de premiação.
Prêmios dos Vencedores
Professoras da Escola São José
Professoras do CMEI
Professoras das Escolas Parceiras
Professora Iaçanã
Platéia do III edição do Prêmio CEAP de Educação
Ganhadoras do Terceiro Lugar
Ganhadoras do Segundo Lugar
Ganhadoras do Primeiro Lugar
Ganhadores do III Prêmio CEAP de Educação
Equipe CEAP e representantes das escolas ganhadoras