Proposta de Atualização do Projeto Político Pedagógico – PPP em escolas municipais parceiras do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica – CEAP, tendo como colaborador o Grupo de Pesquisa Currículo e Formação – FORMACCE em Aberto, da Universidade Federal da Bahia. De forma colaborativa e intercrítica, este projeto se pauta em quatro modalidades de encontros: Seminário com todos os coordenadores e formadores da cooperação CEAP/FORMACCE e professores/gestores das escolas parceiras; visitas às escolas pelos coordenadores e formadores; oficinas formativas; acompanhamento da execução do plano de ação pelos coordenadores/formadores e professores/gestores e, por fim, avaliação e reorientação da proposta.
Principais Ações
Formação continuada em loco;
Análise, discussão e reelaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico – PPP;
Construção, execução e acompanhamento do Plano de Ação que vivifica o PPP.
Público Atendido
Estudantes, professores, coordenadores, gestores, funcionários, famílias e comunidades das escolas municipais parceiras: Periperi, Oito de Maio, Casa da Amizade, Hildete Lomanto, Santa Ângela das Mercês, São José, Nossa Senhora dos Anjos, Manoel Francisco, Nossa Senhora do Salete e Nossa Senhora Santana.
Resultados Alcançados
Inserção mediadora em espaços de aprendizagem emblemáticos – escolas marcadas por situações de desigualdade social, onde questões de raça, gênero, religião, baixa renda financeira etc.;
Construção/reconstrução coletiva do Projeto Político Pedagógico das escolas municipais parceiras do CEAP;
Contribui com a formação de sujeitos mais críticos capazes de atuar e transformar a sociedade em que vivem.
Coordenação Geral
Profª. Denise Guerra | E-mail: assessoria@ceap.org.br