O movimento contemporâneo da Cultura Visual nos desafia cotidianamente a compreender o fenômeno das visualidades enquanto experiências formacionais potencializadoras de oportunidades emancipacionistas no campo da Educação. Inseridos em espaços onde a imagem é vetor de mensagens, o exercício individual de políticas de sentido se faz opção propositiva para experimentações e vivências em que processos semânticos podem apresentar novas formas de ideologias, identidades, dominação e poderes que se estabelecem na sociedade.
Com isso, discutiremos conceitos que envolvem estudos sobre práticas visuais na Educação através de experiências concretas de leitura, consumo e produção de imagens, problematizando as imersões semânticas no campo das relações intersubjetivas em espaços físicos e virtuais. Dessa forma, faremos uso da interdisciplinaridade, promovendo diálogos de áreas a exemplo da comunicação, sociologia, história, antropologia etc, explorando seus desdobramentos no campo da Educação, da cultura e da formação em um mundo cada vez mais “glocal” (HALL, 2006).
Dessa maneira, pretendemos nessa experiência suscitar reflexões a respeito da temática, como também, possíveis estratégias e métodos experimentais para práticas pedagógicas através das visualidades, apontando questões da realidade social e da atualidade em um mundo globalizado inserido em contextos de diversidade e diferença, favorecendo uma maior compreensão da Cultura Visual e sua relação com o campo da Educação.
Público-alvo: Docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, alunos de licenciaturas, pesquisadores e demais interessados na temática.
Certificado: O curso oferece certificado para os alunos que cumprirem o mín. de 75% da carga horária de todo o curso.
Modalidade: ONLINE
Tempo de acesso: 180 dias
Carga horária: 08h
Investimento: R$ 120,00
Módulo 01: Cultura Visual e Educação: Diversidade, Diferença e Ideologia
1) Mas o que é Cultura Visual?
2) Imagem: um texto sobre diversidade?
3) A Cultura Visual na Educação
Módulo 03: Ensinar pela Cultura Visual: ampliando horizontes em experiências concretas com visualidades
9) Imagem e Currículo: bases legais, debates, proposições
10) Experimentações imagéticas: ensino, pesquisa e extensão
11) Grupos, Centros de Pesquisa e Universidades: espaços institucionais para investigação com visualidades
12) Proposições metodológicas: ensinar pela Cultura Visual
Módulo 02: Práticas visuais formacionais dentro e fora da escola: imagem e políticas de sentido
4) A Cultura Visual em uma sociedade “imajada”: nosso olhar cultural
5) Cultura Visual e Imagem técnica: experimentações na e para a docência
6) Cultura Visual e docência: experiências dentro e fora da escola
7) Políticas de sentido: o acontecimento visual formacional
8) Redes sociais e imagem: o fenômeno das Fakenews e da Pós Verdade
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